Doação de sangue: a Corretora Cedro responde às principais dúvidas!

Você sabia que apenas 1,6% da população brasileira doa sangue? Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, isso representa cerca de 16 doadores para cada mil habitantes. É um dado bastante preocupante, visto que muitas pessoas necessitam da doação de sangue e os hemocentros sofrem com a falta de bolsas de sangue em estoque.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Sendo assim, nós da Corretora Cedro achamos por bem trazer este assunto para ser abordado em um artigo do nosso blog. Nós vamos esclarecer às principais dúvidas sobre doação de sangue, assim você pode se sentir mais tranquilo(a) para doar. Vamos lá? Boa leitura!

Quais são os requisitos básicos?

Antes de mais nada, é fundamental falarmos sobre os requisitos básicos para que alguém possa doar sangue, visto que nem todos podem se tornar um doador. Então, conheça agora quais são os critérios para doação:

  • Dispor de boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos de idade;
  • Estar alimentado;
  • Ter dormido bem na noite anterior à doação;
  • Pesar 50kg, no mínimo;
  • Apresentar documento de identificação original com foto emitido por órgão oficial, tais como: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e outros.

Principais impedimentos temporários

Assim como existem requisitos básicos que devem ser cumpridos, também existem alguns critérios que podem te impedir temporariamente de doar sangue. A seguir, confira quais são:

  • Pessoas que estejam resfriadas, gripadas ou com febre devem aguardar 7 dias após os sintomas desaparecerem;
  • Indivíduos que testaram positivo para Covid-19 precisam aguardar 30 dias após total recuperação;
  • Mamães que estejam em fase de amamentação devem aguardar 12 após o parto;
  • Quem consumiu bebida alcoólica precisa esperar 12 horas após a ingestão;
  • Pós-gravidez: mulheres que passaram por parto normal aguardam 90 dias e por cesárea o tempo é de 180 dias de espera;
  • Período gestacional;
  • Quem tomou vacina para febre amarela ou sarampo precisam esperar 4 semanas após a vacinação;
  • Pessoas que se submeteram a algum tratamento dentário cirúrgico só podem doar sangue após 7 dias do procedimento e/ou da suspensão dos medicamentos;
  • Os vacinados contra Covid-19 com a Coronavac podem fazer doação somente após 48 horas de cada dose. Se for com a vacina Oxford, o tempo é maior: 7 dias após cada dose.

Principais impedimentos definitivos

Importante salientar que também há aquele grupo de pessoas que não podem praticar este ato de amor ao próximo, infelizmente. A seguir, NÃO pode doar sangue quem:

  • Teve hepatite depois dos 11 anos de idade;
  • Faz uso de drogas ilícitas injetáveis;
  • Tem evidências clínicas das seguintes doenças: Hepatite B e C, Aids, Doença de Chagas e doenças associadas ao vírus HTLV I e II.

Qual é o intervalo para doação?

Se você faz parte do grupo de pessoas que pode doar sangue, celebre esta conquista e seja solidário. No entanto, é essencial respeitar os intervalos entre uma doação e outra. Mas fica tranquilo(a), pois nós vamos te explicar!

Para os homens, o intervalo entre doações deve ser de 2 meses, se limitando a quatro doações no período de 1 ano. Já para as mulheres, é preciso esperar 3 meses para doar novamente, sendo permitido até 3 doações em 1 ano.

Para quem eu posso doar sangue?

Ao pensar nesta dúvida, talvez você se recorde das aulas de biologia na época de escola. Pode até parecer algo chato de entender, mas esta informação é indispensável, pois cada tipo sanguíneo tem as suas particularidades.

De modo resumido, o tipo sanguíneo AB+ é compatível com todos os outros, ou seja, pode receber doação de sangue de todos os tipos de sanguíneos, sendo mais conhecido como receptor universal. Com relação ao doador universal (aquele que pode doar para todos os outros tipos sanguíneos), nós estamos falando do tipo O-.

O que acontece com o sangue após a doação?

De antemão, esta dúvida talvez seja bem recorrente, porque ninguém acompanha de perto o que acontece após a doação de sangue. Então, vamos conhecer como funciona? Em primeiro lugar, as amostras colhidas para exame e o sangue doado são encaminhadas para o laboratório.

Depois disso, a bolsa de sangue do doador é fracionada em hemocomponentes para ficar em quarentena e aguardar os exames que serão feitos para as seguintes doenças: Sífilis, HIV, Hepatite B e C, Doença de Chagas e HTLV I e II.

Participe do nosso Canal Silencioso do Telegram

Você vai receber conteúdos direto no seu celular, sem custo e totalmente gerenciado pela nossa equipe de escritores.

Participar do Canal do Telegram

6 motivos para doar sangue

Muito se fala sobre a doação de sangue, mas você sabe qual é a real importância dela? De modo geral, doar sangue é um ato de amor e solidariedade com o próximo, além de salvar vidas que é o principal.

Sendo assim, nós da Corretora Cedro fizemos uma lista dos 6 motivos para você doar sangue:

  1. Apenas uma doação pode salvar até 4 vidas;
  2. Não há risco de contrair alguma doença durante a doação;
  3. Não há substituto para o sangue, ou seja, doar é a única forma de atender às necessidades de quem precisa;
  4. O seu organismo repõe o sangue doado rapidamente;
  5. O doador de sangue tem direito a um dia de folga no trabalho;
  6. A doação de sangue salva vidas.

Orçamento em Todo o Brasil de Planos de Saúde, Odontológicos ou Seguros

Receba um contato por WhatsApp ou Ligação em 1 minuto

Doação de sangue: adquira mais conhecimento

Receba conteúdos e ofertas quentes na hora no seu email

Já somos mais de 5.000 assinantes em todo o Brasil, assine você tambem.

Gostou de saber um pouco mais sobre a doação de sangue? Nós da Corretora Cedro desejamos ter esclarecido às suas dúvidas e que você tenha se sentido incentivado a doar sangue e salvar outras vidas. É um ato voluntário e totalmente gratuito! Agora, que tal assinar nosso newsletter para adquirir ainda mais conhecimento e ficar por dentro dos assuntos mais atuais? É simples!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *